A reportagem não e tão recente, mas o fato é que a apresentadora,
Como diria o blog do vinho, vem o passo-a-passo para uma "degustacao de vinho absolutamente irritante":
1- Observar o aspecto visual
O vinho deve aparentar um apecto apropriado e geralmente brilhante. Alguns são levemente opacos. A coloracao de um vinho diz muito sobre ele. Nos tintos, a variacao do violeta passando peo rubi mostram sua idade, acidez e corpo. Nos brancos, a mesma coisa: os mais frescos sao límpidos e os que passaram por alguns anos de garrafa ou barril de madeira, tem matizes mais dourados.
2- Enfiando o nariz na taca
Sem girar, procure apreciar os primeiros aromas.
3- Girando a taca
E a parte que deixa voce irritantemente se sentindo! O movimento serve para oxigenar e liberar os aromas de forma mais intensa. E possivel sentir frutas frescas, maduras, madeiras, especiarias, mas como diz meu professor: Muita calma nessa hora. Exige treinos e mais treinos, portanto, pratique! Depois de um tempo pode virar um vicio (Alerta: cuidado para nao pagar mico girando tacas de água por ai. E cuidado na empolgacao para nao derramar vinho na mesa ou ate naquela roupa branca).
4- Degustando
Beba com atencao procurando passar a bebida por todas as partes da lingua. Tente observar o amargor, o tanino (aquela sensação de travamente, como ao comer uma banana verde), acidez, corpo, etc. Deguste muuuito até encontrar o vinho que desce mais redondo e mais agrade o seu paladar. Depois, e só aproveitar e irritar muuuuito!