quarta-feira, 26 de maio de 2010

Irritando Fernanda Young

"Nao aguento o convivio com pessoas que acreditam em coisas prontas. Eu nao suporto gente que entende de vinho. O sujeito fica entendendo de vinho, cheirando rolha... Nao tenho paciencia" (Fernanda Young, VEJA 29/10/2008)

A reportagem não e tão recente, mas o fato é que a apresentadora, hoje em dia nao mais tao young, deixou esse recadinho amigavel para os enófilos. Ah gente... a cara da invejinha, ne? A verdade e que entender de vinhos e saber desgutálos e aprecia-los adequadamente e muito chique.



Como diria o blog do vinho, vem o passo-a-passo para uma "degustacao de vinho absolutamente irritante":

1- Observar o aspecto visual
O vinho deve aparentar um apecto apropriado e geralmente brilhante. Alguns são levemente opacos. A coloracao de um vinho diz muito sobre ele. Nos tintos, a variacao do violeta passando peo rubi mostram sua idade, acidez e corpo. Nos brancos, a mesma coisa: os mais frescos sao límpidos e os que passaram por alguns anos de garrafa ou barril de madeira, tem matizes mais dourados.

2- Enfiando o nariz na taca
Sem girar, procure apreciar os primeiros aromas.

3- Girando a taca
E a parte que deixa voce irritantemente se sentindo! O movimento serve para oxigenar e liberar os aromas de forma mais intensa. E possivel sentir frutas frescas, maduras, madeiras, especiarias, mas como diz meu professor: Muita calma nessa hora. Exige treinos e mais treinos, portanto, pratique! Depois de um tempo pode virar um vicio (Alerta: cuidado para nao pagar mico girando tacas de água por ai. E cuidado na empolgacao para nao derramar vinho na mesa ou ate naquela roupa branca).

4- Degustando
Beba com atencao procurando passar a bebida por todas as partes da lingua. Tente observar o amargor, o tanino (aquela sensação de travamente, como ao comer uma banana verde), acidez, corpo, etc. Deguste muuuito até encontrar o vinho que desce mais redondo e mais agrade o seu paladar. Depois, e só aproveitar e irritar muuuuito!

Um comentário:

  1. Tenho muita vontade de fazer um curso sobre vinho, mas me falta tempo. Achei a dica muito legal!!

    Bjs com carinho
    Kelly Pinheiro

    ResponderExcluir